top of page

Análise de Indicadores

Atualizado: 11 de mai. de 2021

A análise de indicadores financeiros é de interesse de todos os interessados (stakeholders) na empresa: sócios (investidores); gerentes; credores e gestores financeiros.

O conhecimento antecipado e a avaliação periódica dos indicadores de gestão são fundamentais para uma boa gestão. Portanto, é importante ter em mente que a correta gestão desses indicadores é indispensável para fazer uma análise estruturada e bem adequada à realidade do negócio.

Algumas vantagens em utilizar indicadores financeiros:

  • O conhecimento prévio da atual situação financeira da empresa;

  • Buscar se antecipar às mudanças necessárias antes que o pior aconteça;

  • Direcionamento para atingir os objetivos e estratégias da empresa;

  • A empresa entrará em uma rotina de melhoria contínua, melhorando seus resultados e diferenciando-se no mercado.

As possíveis consequências na utilização de indicadores financeiros:

  • Pode ser necessário investimento em qualificação da equipe;

  • Os gestores precisam de reciclagem periódica;

  • Caso a situação financeira da empresa não seja positiva, a informação poderá ser exposta;

  • É necessário um mínimo de uma gestão profissional.

De maneira geral, os indicadores financeiros podem ser divididos, por uma questão de conveniência, em cinco grupos básicos: Liquidez, Atividade, Endividamento, Rentabilidade e Mercado. Basicamente, os índices de liquidez, atividade e endividamento medem risco; os de rentabilidade medem retorno; e os de mercado medem tanto rico quanto retorno.


Indicadores de Liquidez


Geralmente iniciamos a análise de indicadores pela liquidez. Este grupo de indicadores demonstra a condição da empresa de saldar suas dívidas à medida que vencem. Estes índices são vistos como bons indicadores para problemas de fluxo de caixa.


Índice de Liquidez corrente (ILC)


É um dos indicadores mais utilizados. Mede a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo.

Caso este índice esteja abaixo de 1,0 significa que seus ativos de curto prazo (caixa, bancos, aplicações, etc.) não são suficientes para cobrir seus passivos de curto prazo (fornecedores, empréstimos, etc.) mostrando que os recebimentos e pagamentos estão descompassados.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante


Índice de Liquidez Seca (ILS)


O índice de liquidez seca é semelhante ao índice de liquidez corrente, mas sem considerar os estoques da empresa.

Ativo Circulante Líquido = Ativo Circulante – Estoques

Um índice de liquidez seca baixo pode indicar que o volume dos estoques está relativamente elevado, necessitando para isso mais capital de giro. Para empresas industriais sugere-se que este indicador seja superior a 0,70 e para empresas comerciais sugere-se que este seja próximo de 0,50, desde que a ILC seja maior que 1,0.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Índice de Liquidez Seca (ILS) = Ativo Circulante Líquido (AC-E) / Passivo Circulante



Índice de Liquidez Imediata (ILI)


Mede a capacidade de pagamento imediata da empresa apenas através das disponibilidades, ou seja, dinheiro em caixa, bancos e aplicações de liquidez imediata.

Cuidado com índices de liquidez imediata muito elevados, pois mostram recursos em caixa e bancos, além do necessário e pode fazer com que a empresa não tenha seus capitais adequadamente protegidos da inflação.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Índice de Liquidez Imediata (ILI) = Disponibilidades / Passivo Circulante



Índice de Liquidez Geral (ILG)


Também conhecido como Índice de Liquidez Financeira, ele mostra a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Índice de Liquidez Geral (ILG) = (Ativo Circulante + Ativo Não circulante) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)



Indicadores de Atividade


Os indicadores de atividade medem a velocidade com que as várias contas são convertidas em vendas ou caixa (entradas e saídas). É importante ir além das medidas de liquidez e aferir a atividade de contas específicas.


Giro do Estoque (GE)


Demonstra a eficiência de gestão dos estoques. Corresponde ao tempo em que o produto permanece armazenado até sua venda.

O cálculo é feito da seguinte forma:


PME = CMV - Custo das Mercadorias Vendidas / Estoque



Prazo Médio de Recebimento (PMR)


Demonstra o prazo médio que a empresa recebe suas vendas a prazo.

O cálculo é feito da seguinte forma:


PMR = Duplicatas a Receber / Valor Médio Diário de Vendas (Vendas/360)


Prazo Médio de Pagamento (PMP)


Demonstra o prazo médio que a empresa quita suas contas a pagar.

O cálculo é feito da seguinte forma:


PMP = Contas a Pagar / Compras Diárias Médias (Contas a Pagar/360)



Giro do Ativo Total


Analisa a razão entre as vendas líquidas da empresa e o ativo total. O giro do ativo total indica a eficiência com que a empresa usa seus ativos para gerar vendas.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Giro do Ativo (GAT) = Vendas Líquidas / Ativo Total



Necessidade de Capital de Giro (NCG)


É o valor total mínimo que a empresa precisa ter em caixa. Esse valor serve para que a empresa consiga honrar suas obrigações e manter as operações necessárias não parando por falta de recursos financeiros.

Este indicador tem grande utilidade para evitar o endividamento total da empresa. Ele também tem grande reflexo direto no fluxo de caixa da empresa.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Necessidade de Capital de Giro (NCG) = PMR – PMP



Indicadores de Endividamento


O índice de endividamento de uma empresa indica o volume de dinheiro de terceiros usado para gerar lucro. Eles mostram o grau (quantidade) de endividamento e a composição (qualidade) desse endividamento.


Índice de Endividamento Geral


Esse índice mede a proporção dos ativos totais financiados pelos credores da empresa. Quanto mais alto esse índice, maior o volume relativo de capital de outros investidores usados para gerar lucro na empresa.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Índice de Endividamento Geral (IEG) = Passivo Total (PC+ELP) / Ativo Total



Índice de Cobertura de Juros


O índice mede a capacidade de efetuar os pagamentos de juros previstos em contratos. Quanto mais alto o valor desse índice, maior a capacidade de pagamento de juros da empresa.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Índice de Cobertura de Juros (ICJ) = Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda (LO) / Juros



Participação de Capital de Terceiros


Indica o percentual de Capital de Terceiros em relação ao Patrimônio Líquido, retratando a dependência da empresa em relação aos recursos externos.

Ele nos mostra a política de obtenção de recursos da empresa. Isto é, se a empresa vem financiando o seu Ativo com recursos próprios (Patrimônio Liquido) ou de terceiros (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante) e em que proporção.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Participação de Capital de Terceiros = (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante) / Patrimônio Líquido



Indicadores de Rentabilidade


Os indicadores de rentabilidade servem para medir a capacidade econômica da empresa, isto é, evidenciam o grau de êxito econômico obtido pelo capital investido da empresa.

Ao avaliar a rentabilidade, os investidores terão condições de decidir se vale a pena manter o empreendimento, se é interessante economicamente aplicar mais capital no negócio ou se a companhia está proporcionando retorno inferior a outras oportunidades de investimento disponíveis.


Margem de Lucro Bruto


A Margem de Lucro Bruto mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas que resta após pagamento do custo dos produtos vendidos.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Margem de Lucro Bruto (MLB) = Lucro Bruto / Receitas de Vendas (*100)



Margem de Lucro Operacional


A margem de lucro operacional mede a proporção de cada unidade monetária de receita de vendas que permanece após a dedução de todos os custos e despesas, não incluindo juros, impostos. Seria o “Lucro Puro” obtido em cada unidade de receita.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Margem de Lucro Operacional (MLO) = Lucro Operacional / Receitas de Vendas (*100)



Margem de Lucro Líquido


Determina o que restou das vendas após o desconto de todas as despesas, incluindo juros e impostos.

Compara o lucro pertencente aos acionistas com o volume de renda gerado em suas operações.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Margem de Lucro Líquido (MLL) = Lucro Líquido / Receita de Vendas (*100)


Retorno Sobre o Investimento (ROI)

(Rentabilidade do Ativo – Return On Total Assets)


O ROI, retorno sobre o investimento, é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento e o montante de dinheiro investido.

Revela o potencial de geração de lucros, mostrando quanto a organização obteve de Lucro Líquido para cada real de investimentos oriundos de capitais próprios ou de terceiros.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Retorno Sobre o Investimento (ROI) = Lucro Líquido / Ativo Total (*100)


Retorno o Capital Próprio (ROE)

(Rentabilidade do Patrimônio Líquido – Return On Common Equit)


ROE se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos.

Demonstra qual a taxa de rentabilidade obtida pelo Capital Próprio investido na empresa e revela quanto a empresa ganhou de Lucro Líquido para cada R$ 1,00 de Capital Próprio investido.

Podemos dizer que a parte mais interessada neste indicador são os acionistas, pois indica quanto a empresa consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Retorno Sobre o Capital Próprio (ROE) = (Lucro Líquido / Patrimônio Liquido) x 100


Indicadores de Mercado


Os índices de mercado demonstram e correlacionam o valor da empresa em termos de risco e retorno.


Valor Econômico Agregado (EVA)


O Valor Econômico Agregado (EVA) é o lucro econômico que uma empresa obteve em determinado período. Ele mede o desempenho financeiro da empresa com base na riqueza que ela efetivamente criou, após se deduzir o custo do capital investido do seu lucro operacional.

A ideia por trás do EVA é que um investimento só faz sentido se ele agregar o maior retorno possível sobre o capital investido para seus acionistas.

Portanto, para ser viável, o conceito por trás do EVA afirma que as empresas devem criar retornos a uma taxa acima do seu custo de capital para serem atrativas aos investidores.

O cálculo é feito da seguinte forma:


Valor Econômico Agregado (EVA) = Lucro Operacional / WACC x Capital Total


O custo total investido no negócio é deduzido do lucro operacional líquido (após impostos) para chegar ao lucro econômico criado pela empresa.

A ideia por trás da multiplicação do WACC e do investimento é avaliar o grau de eficiência do capital investido pela empresa. Ou seja, essa taxa é o valor que a empresa precisa atingir para que os investidores tenham um retorno econômico sobre seu investimento.


EBITDA

(Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization)


Representa a geração de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros, depreciações e amortizações.

É um dos indicadores mais utilizados hoje no meio empresarial através da gestão financeira, inclusive para comparação com o mercado.

O cálculo é feito da seguinte forma:


EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização


Para saber o percentual do EBITDA, basta dividir o resultado pela receita de vendas.


Como melhorar a gestão dos indicadores financeiros:

  • Avalie periodicamente o planejamento estratégico/financeiro da empresa;

  • Selecione quais indicadores financeiros serão utilizados;

  • Capacite a equipe responsável pela elaboração e análise dos indicadores;

  • Determine como será o acompanhamento (mensal, bimestral, trimestral);

  • Interprete os resultados obtidos e compartilhe com seu time;

  • Compare os indicadores financeiros com os outros setores da empresa, envolvendo as pessoas no alcance dos resultados;

  • Crie planos de ação para potencializar os resultados.

Lembre-se: é necessário interligar os indicadores financeiros e não financeiros e acompanhar o trabalho em conjunto com toda a empresa.




 
 
 

1 Comment


fenahy
fenahy
Mar 06

Pode encontrar algo realmente impressionante que chame a atenção para os jogos offline, esta é a melhor maneira de se divertir com jogos realmente impressionantes online. Também pode tentar jogar aqui, e digo mais, se estiver realmente interessado em jogos e quiser jogar apenas os melhores projectos, tente jogar aqui - https://apostaaviator.com.br/ . esta é a melhor maneira!

Like
bottom of page