top of page
Foto do escritorLuiz Antonio Fescina Junior

Análise Horizontal e Vertical

Um meio importante para o investidor analisar empresas é a aplicação de técnicas comparativas, sejam elas técnicas fundamentadas na comparação de índices passados, indicadores setoriais ou entre empresas. Uma análise comparativa tem melhor resultado quando realizada com dados relacionados ou afins.

A comparação pode ser dada por meio de uma mesma demonstração financeira, relacionando lucro com investimentos, custos com vendas, capital de giro com ativo total entre outras diversas possibilidades.

Cabe ressaltar outro aspecto importante relacionado a uma análise comparativa, trata-se da possibilidade de identificar a evolução de uma empresa por meio de demonstrativos passados, semestrais ou anuais. Desta forma é possível identificar no horizonte de tempo mais amplo, tendências como: crescimento de vendas, lucros e evoluções de patrimônio líquido, entre outros.

Avaliando o desempenho financeiro das empresas


Uma das técnicas mais simples e eficientes para gerar informações sobre o desempenho financeiro de uma empresa usando análise comparativa dos demonstrativos: Balanços Patrimoniais e a DRE é a aplicação da análise vertical e a análise horizontal.

Apesar de serem consideradas técnicas simples, estas expressam variações importantes do balanço patrimonial e DRE, podendo fornecer aos envolvidos e interessados informações valiosas para tomada de decisão.

A diferença principal, entre essas duas abordagens, consiste no período de análise.

A análise vertical tem como objetivo avaliar o desempenho de diferentes contas ou grupos de contas dentro do mesmo período.

Enquanto a análise horizontal considera a comparação de períodos diferentes das mesmas contas realizadas na horizontal.


ANÁLISE VERTICAL


Com a análise vertical é possível determinar a participação relativa de cada elemento patrimonial e de resultados. A análise vertical (AV) compara cada elemento em relação ao total do conjunto, portanto ela destaca em termos de porcentagem a participação de cada elemento no conjunto. Esta análise recebe esse nome, pois pode ocorrer de forma vertical, ou seja, de cima para baixo ou de baixo para cima.

É no balanço patrimonial e na demonstração de resultados de exercícios que a análise vertical possui maior aplicabilidade, principalmente por gerar informações importantes de maneira ágil e simples.

A metodologia para sua aplicação consiste em determinar um valor base como referência e assim para cada um dos demais itens calcular o valor correspondente ao valor base determinado no início, seja para o balanço patrimonial ou DRE.


ANÁLISE HORIZONTAL


A análise horizontal (AH) recebe este nome por se basear na evolução dos saldos das contas ao longo dos anos. Portanto a comparação ocorre entre os mesmos elementos patrimoniais, porém em exercícios diferentes. Destaca-se a capacidade de demonstrar crescimento ou queda ocorrida nas contas ou grupos de contas que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos.

A construção de uma análise horizontal tem como principal aspecto a utilização dos resultados de uma análise vertical, embora seja necessário comparar diferentes períodos de forma horizontal, para que, conforme o próprio nome destaca, se caracterize em uma análise horizontal. No entanto, para que isto ocorra costuma-se utilizar o primeiro exercício como valor de referência, ou seja, o valor base igual a 100%. A partir deste valor referencial é possível estabelecer a evolução dos demais exercícios comparativamente a essa base inicial.



34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page