Para uma boa gestão de empresa é fundamental que o empresário tenha informações sobre o andamento do seu negócio e do funcionamento de sua estrutura. Quando tratamos sobre custos, duas informações são fundamentais para a condução do negócio.
A primeira delas é a Margem de Contribuição, que define quanto cada produto contribui para ajudar a pagar as despesas fixas. A segunda informação importante é sobre o Ponto de Equilíbrio, que indica ao empresário qual o mínimo de vendas que a empresa tem que gerar para cobrir seus custos e despesas.
Margem de Contribuição é a diferença entre o preço de venda de um produto ou serviço e a soma dos custos e despesas variáveis. Isto é, a empresa vende um produto ou serviço por um determinado preço. Se descontarmos deste preço de venda as despesas e custos variáveis, o que sobra é a Margem de Contribuição.
Este nome é utilizado, pois a Margem de Contribuição pode ser entendida como o valor que cada produto ou serviço “contribuiu” para o pagamento dos custos e despesas fixas e para a formação do lucro da empresa.
Margem de Contribuição = Preço de Venda – Custos e Despesas Variáveis
Um dos principais indicadores que mostram se a empresa vai bem é o lucro. Quando um produto ou serviço apresenta uma boa Margem de Contribuição, representa que está auxiliando a empresa a ter lucro.
A Margem de Contribuição pode ser utilizada também como um dos indicadores para a decisão de manter ou fechar o negócio. Caso a margem de contribuição seja positiva a decisão pode ser mantê-la aberta, se for negativa e não houver possibilidade de reversão então a decisão deve ser fechar.
É sempre bom lembrar que a Margem de Contribuição é apenas um dos indicadores a serem considerados para tomada de decisões.
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