Seja qual for o produto que você venda ou o serviço que ofereça, o preço cobrado a seus clientes terá um efeito direto no sucesso do seu negócio. Isso não é segredo nenhum, mas, o que muitos se esquecem é de que ausência de estratégias de precificação pode significar redução de lucratividade.
Uma estratégia na formulação do preço de venda tem que ser baseada no seguinte tripé:
Margem de lucro (olhar interno – contas);
Volume de vendas (olhar para mercado - clientes); e
Market share (olhar para a concorrência).
A formulação do Preço de Venda é um fator que influencia diretamente o cliente em suas decisões de compra, principalmente em mercados com um grande número de concorrentes. Com preços muito altos, sua empresa pode afugentar os clientes e perder mercado. Com preços muito baixos, a organização pode sofrer prejuízos pela venda de produtos, mercadorias e serviços abaixo do valor mínimo para cobrir custos e despesas.
Como calcular o seu preço de venda?
A fórmula para o cálculo do preço de venda é a seguinte:
PV = CMV (ou CSP) / 1-(%CV+%CF+%L)
Onde:
PV - Preço de Venda
CMV - Custo da Mercadoria Vendida
CSP - Custo do Serviço Prestado
CV - Custos Variáveis
CF - Custos Fixos
L - Lucratividade
O preço estabelecido pelo negócio terá um efeito direto no sucesso do empreendimento. Exatamente por isso que precificação é um assunto importantíssimo e que deve ser feito com calma e atenção.
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